Watkins Glen, 7 de outubro de 1973
A derradeira etapa do Campeonato Mundial de 1973 apresentou muitas novidades.
Era a última corrida de Emerson Fittipaldi na Lotus. Ele assinou contrato com a McLaren, para quem correrá em 1974.
Emerson chegou a receber uma proposta tentadora para permanecer na Lotus.
Ele não concordou.
O que afastava Fitipaldi da Lotus era a política de dois pilotos com igualdade de tratamento.
Emerson queria ser o primeiro piloto destacado.
Ele achava que a divisao de atencoes com Peterson, tinha sido um dos fatores da perda do campeonato.
Na McLaren ele teria todas as regalias que o status de primeiro piloto proporciona.
Enquanto isso, eram muito fortes os boatos de que J. Stewart estava preparando a aposentadoria.
Alguns dias antes do GP dos Estados Unidos, Stewart tinha ido descansar nas Bermudas.
Levou com ele, além da mulher Helen, o inseparável companheiro Francois Cevert.
Também estavam lá, Peterson e esposa.
Stewart brincava, as gargalhadas, que os boatos sobre a sua aposentadoria eram plantados por Cevert.
Ele dizia que a sua aposentadoria era a única chance de Cevert ganhar alguma coisa.
Cevert respondia, também brincando, que seria campeao em 1974, com ou sem Stewart.
Francois Cevert dizia que a nova fase teria início no próximo grande prêmio.
A pista era Watkins Glen.
Lá, ele tinha vencido o G.P. de 1971 e iria repetir a dose dentro de tres dias.
Os treinos.
Tres dias se passaram.
Francois Cevert, com 29 anos, deixou os boxes e foi para a pista, iniciando a sua participacao nos treinos classificatórios.
Dois minutos depois, Cevert passou pela frente dos boxes em velocidade moderada.
Abanou alegremente para todos.
Cevert abriu a volta rápida e, na Segunda perna dos esses, subiu na lavadeira, decolou e bateu a pleno no guard-rail.
O choque foi a 250 km/h.
O Tyrrell foi jogado de volta a pista e subiu no guard-rail do outro lado.
O carro, com as rodas para cima, arrastou-se pela lâmina do guard-rail pôr 100 metros.
Parecia filme de terror.
O corpo de Francois Cevert foi esquartejado.
Os pilotos, na sua maioria amigos de Cevert, chegavam ao local do acidente tentando prestar algum socorro.
Quando viam o que restou do frances, entravam em desespero.
Jose Carlos Pace, fazendo 29 anos naquele Sábado, chorava convulsivamente.
Stewart e sua mulher Helen foram amparados por Ken Tyrrell que os levou para o trailer da equipe.
Helen precisou ser medicada.
As atencoes voltavam-se para o box da BRM.
Lá, um imóvel Jean-Pierre Beltoise recusava-se a sair do carro.
Ken Tyrrell foi até ele.
Com todo o cuidado, conseguiu convence-lo a sair do carro e descansar no trailer, onde Stewart e Helen estava sendo atendidos pelos médicos.
Depois de receber alguns calmantes, Beltoise foi para o telefone e ligou para Paris.
Do outro lado da linha estava a mulher de Beltoise que também era irma de Cevert.
Os treinos recomecaram uma hora depois.
As posicoes e os tempos, conquistados antes do acidente, não foram superados por ninguem.
Os pilotos cumpriam o tempo regulamentar sem nenhuma motivacao.
Ronnie Peterson, com Lotus 72D foi o pole position.
Carlos Reutemann, Brabham BT 42, obteve a Segunda posicao no grid de largada.
Emerson, com o outro Lotus, ficou em terceiro.
James Hunt foi o quarto.
Stewart, o quinto.
Jose Carlos Pace, ao volante de um Surtees, ficou em 9o lugar.
Wilson Fittipaldi Jr, com Brabham BT42, obteve apenas a 25a posicao.
Os alto-falantes comunicaram a morte de Francois Cevert
Pediram um minuto de silêncio.
A Marselhesa foi tocada para um autódromo emocionado.
A corrida.
O Domingo amanheceu, e com ele, a notícia da decisao de Sewart abandonar as pistas.
Ele não correria no GP dos Estados Unidos.
Stewart nunca mais correu.
Largaram.
Peterson, confirmando a pole position, assumiu a ponta da corrida.
Carlos Reutemann, muito bem, estava em segundo lugar.
Emerson em terceiro.
Poucas voltas depois, James Hunt aproveitou-se de um erro de Emerson e passou a sua frente.
Emerson caiu para quarto lugar.Logo depois, andando extremamente rápido, James Hunt ultrapassou Reutemann conquistou o segundo lugar.
Os quatro primeiros eram:
Peterson, Hunt, Reutemann e Emerson.
A lotus de Emerson Fittipaldi comecou a apresentar problemas de estabilidade.
Mike Hailwood, pilotando outro Surtees, aproveitou-se e passou Emerson, conquistando o quarto lugar.
O carro de Emerson estava cada vez pior.
E, ao mesmo tempo, o carro de Peterson estava cada vez melhor.
Ronnie Peterson estava tranquilo na frente.
Emerson foi ultrapassado pôr Hulme e Scheckter.
Pouco depois, Hailwood abandonou com problemas na suspensao.
Scheckter rodou e ficou parado na frente de Emerson.
O brasileiro, evitando a batida, travou as rodas do seu carro. Os pneus ficaram quadrados e ele foi para os boxes trocá-los.
Perdeu uma posição para Revson.
James Hunt, fazendo bela corrida, estabeleceu a melhor volta da prova.
E grudou em Peterson.
Hunt tentou passar Peterson várias vezes.
Não conseguiu.
A corrida foi para o seu final sem nenhuma outra modificacao.
Os seis primeiros foram, Peterson, Hunt, Reutemann, Hulme, Revson e Fittipaldi.
O Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1973 entrou para a história.
Emerson correu pela última vez na Lotus.
Stewart abandonou a fórmula 1.
E, lamentavelmente, foi o palco da morte de François Cevért.
Campinas, 14 de julho de 2001
Claudio Medaglia
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