quarta-feira, 1 de outubro de 2008

GRANDE PRÊMIO DOS ESTADOS UNIDOS DE 1973


Watkins Glen, 7 de outubro de 1973


A derradeira etapa do Campeonato Mundial de 1973 apresentou muitas novidades.

Era a última corrida de Emerson Fittipaldi na Lotus. Ele assinou contrato com a McLaren, para quem correrá em 1974.

Emerson chegou a receber uma proposta tentadora para permanecer na Lotus.

Ele não concordou.

O que afastava Fitipaldi da Lotus era a política de dois pilotos com igualdade de tratamento.

Emerson queria ser o primeiro piloto destacado.

Ele achava que a divisao de atencoes com Peterson, tinha sido um dos fatores da perda do campeonato.

Na McLaren ele teria todas as regalias que o status de primeiro piloto proporciona.

Enquanto isso, eram muito fortes os boatos de que J. Stewart estava preparando a aposentadoria.

Alguns dias antes do GP dos Estados Unidos, Stewart tinha ido descansar nas Bermudas.

Levou com ele, além da mulher Helen, o inseparável companheiro Francois Cevert.

Também estavam lá, Peterson e esposa.

Stewart brincava, as gargalhadas, que os boatos sobre a sua aposentadoria eram plantados por Cevert.

Ele dizia que a sua aposentadoria era a única chance de Cevert ganhar alguma coisa.

Cevert respondia, também brincando, que seria campeao em 1974, com ou sem Stewart.



Francois Cevert dizia que a nova fase teria início no próximo grande prêmio.

A pista era Watkins Glen.

Lá, ele tinha vencido o G.P. de 1971 e iria repetir a dose dentro de tres dias.

Os treinos.

Tres dias se passaram.

Francois Cevert, com 29 anos, deixou os boxes e foi para a pista, iniciando a sua participacao nos treinos classificatórios.

Dois minutos depois, Cevert passou pela frente dos boxes em velocidade moderada.

Abanou alegremente para todos.

Cevert abriu a volta rápida e, na Segunda perna dos esses, subiu na lavadeira, decolou e bateu a pleno no guard-rail.

O choque foi a 250 km/h.

O Tyrrell foi jogado de volta a pista e subiu no guard-rail do outro lado.

O carro, com as rodas para cima, arrastou-se pela lâmina do guard-rail pôr 100 metros.

Parecia filme de terror.

O corpo de Francois Cevert foi esquartejado.

Os pilotos, na sua maioria amigos de Cevert, chegavam ao local do acidente tentando prestar algum socorro.

Quando viam o que restou do frances, entravam em desespero.

Jose Carlos Pace, fazendo 29 anos naquele Sábado, chorava convulsivamente.

Stewart e sua mulher Helen foram amparados por Ken Tyrrell que os levou para o trailer da equipe.

Helen precisou ser medicada.

As atencoes voltavam-se para o box da BRM.

Lá, um imóvel Jean-Pierre Beltoise recusava-se a sair do carro.

Ken Tyrrell foi até ele.

Com todo o cuidado, conseguiu convence-lo a sair do carro e descansar no trailer, onde Stewart e Helen estava sendo atendidos pelos médicos.

Depois de receber alguns calmantes, Beltoise foi para o telefone e ligou para Paris.

Do outro lado da linha estava a mulher de Beltoise que também era irma de Cevert.

Os treinos recomecaram uma hora depois.

As posicoes e os tempos, conquistados antes do acidente, não foram superados por ninguem.

Os pilotos cumpriam o tempo regulamentar sem nenhuma motivacao.



Ronnie Peterson, com Lotus 72D foi o pole position.

Carlos Reutemann, Brabham BT 42, obteve a Segunda posicao no grid de largada.

Emerson, com o outro Lotus, ficou em terceiro.

James Hunt foi o quarto.

Stewart, o quinto.

Jose Carlos Pace, ao volante de um Surtees, ficou em 9o lugar.

Wilson Fittipaldi Jr, com Brabham BT42, obteve apenas a 25a posicao.

Os alto-falantes comunicaram a morte de Francois Cevert

Pediram um minuto de silêncio.

A Marselhesa foi tocada para um autódromo emocionado.

A corrida.

O Domingo amanheceu, e com ele, a notícia da decisao de Sewart abandonar as pistas.

Ele não correria no GP dos Estados Unidos.

Stewart nunca mais correu.

Largaram.

Peterson, confirmando a pole position, assumiu a ponta da corrida.

Carlos Reutemann, muito bem, estava em segundo lugar.



Emerson em terceiro.

Poucas voltas depois, James Hunt aproveitou-se de um erro de Emerson e passou a sua frente.

Emerson caiu para quarto lugar.Logo depois, andando extremamente rápido, James Hunt ultrapassou Reutemann conquistou o segundo lugar.

Os quatro primeiros eram:

  • Peterson, Hunt, Reutemann e Emerson.

A lotus de Emerson Fittipaldi comecou a apresentar problemas de estabilidade.

Mike Hailwood, pilotando outro Surtees, aproveitou-se e passou Emerson, conquistando o quarto lugar.

O carro de Emerson estava cada vez pior.

E, ao mesmo tempo, o carro de Peterson estava cada vez melhor.

Ronnie Peterson estava tranquilo na frente.

Emerson foi ultrapassado pôr Hulme e Scheckter.

Pouco depois, Hailwood abandonou com problemas na suspensao.

Scheckter rodou e ficou parado na frente de Emerson.

O brasileiro, evitando a batida, travou as rodas do seu carro. Os pneus ficaram quadrados e ele foi para os boxes trocá-los.

Perdeu uma posição para Revson.

James Hunt, fazendo bela corrida, estabeleceu a melhor volta da prova.

E grudou em Peterson.

Hunt tentou passar Peterson várias vezes.

Não conseguiu.

A corrida foi para o seu final sem nenhuma outra modificacao.

Os seis primeiros foram, Peterson, Hunt, Reutemann, Hulme, Revson e Fittipaldi.

O Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1973 entrou para a história.

Emerson correu pela última vez na Lotus.

Stewart abandonou a fórmula 1.



E, lamentavelmente, foi o palco da morte de François Cevért.


Campinas, 14 de julho de 2001

Claudio Medaglia




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